Simulador de Consórcio Online
O que é importante saber sobre consórcio?

O que é importante saber sobre consórcio?

Publicado em 04/02/2019

Participar de um grupo de consórcio é uma forma de economizar, formar uma poupança e adquirir um bem ao mesmo tempo. Entretanto, alguns critérios precisam ser levados em consideração ao fazer parte dessa modalidade de compra, uma vez que é mais indicada para quem não necessita imediatamente do bem e os planos são maiores. Confira:

Administradoras de consórcios: é a pessoa jurídica prestadora de serviços com objeto social principal voltado à administração de grupos de consórcio, constituída sob a forma de sociedade limitada ou sociedade anônima. Para assegurar direitos e deveres, a administradora precisa ser autorizada pelo Banco Central, entidade responsável pela fiscalização do setor.

Contrato de adesão: após constatar que a administradora está autorizada, é importante ler cuidadosamente o contrato de adesão antes de assiná-lo ou de efetuar qualquer pagamento, uma vez que nesse documento, devem estar expressas as condições da operação de consórcio, bem como os direitos e deveres das partes contratantes.

Contemplação: a contemplação pode ocorrer por sorteio ou por lance, no caso da antecipação. Trata-se da atribuição ao consorciado do crédito para a aquisição de bem. A carta de crédito corresponde ao valor atualizado do bem na data da sua contemplação. Esses eventos são realizados durante as assembleias, geralmente, mensais.

Carta de crédito: o sistema de consórcio é bastante flexível e permite comprar qualquer bem em médio ou longo prazo, desde pertença ao mesmo segmento definido em contrato. Com a carta de crédito em mãos, a escolha é sua!

Promessas de contemplação: cotas de consórcio com contemplação garantida em pouco tempo, desconfie! Não existe consórcio idôneo que possa garantir um prazo fixo ou menor de maneira exata sobre a sua contemplação. Tenha em mente que o prazo máximo para que o sonho da compra do bem seja realizado é o da existência do grupo. Lembrando ainda, que as contemplações ocorrem somente por sorteio ou oferta de lance.

Para conhecer planos e outras vantagens do sistema de consórcios, faça uma simulação com o valor do bem desejado e confira!
 
Fonte: Terra / Banco Central / ABAC


Notícias Relacionadas

Top