Simulador de Consórcio Online
Os erros mais comuns na hora de contratar um consórcio

Os erros mais comuns na hora de contratar um consórcio

Publicado em 09/06/2020

O consórcio é um sistema de compra programada para quem não dispõe do valor total para pagamento à vista e necessita de uma “ajudinha” para comprar o tão sonhado bem. Além de planos maiores, é possível contar com parcelas acessíveis, sem a incidência de juros e com as taxas mais baixas do mercado.

Com a possibilidade mensal de obter crédito por meio dos sorteios ou pela oferta de lance, quando contemplado, o participante poderá usar todo o valor poupado para a compra da casa própria, do veículo ou para a compra do serviço que sempre desejou. No entanto, muitas pessoas acabam fazendo um consórcio sem se informar sobre a modalidade e sem se preocupar com certos cuidados. Para fazer a escolha certa, conheça os erros mais comuns ao contratar um consórcio:

Não checar a regularidade da administradora

Antes de entrar para um grupo de consórcio, verifique se a empresa é autorizada e fiscalizada pelo Banco Central do Brasil, entidade responsável por gerenciar essa prática, que divulga com frequência, o ranking de administradoras habilitadas. Somente instituições autorizadas podem comercializar cotas de consórcio com segurança.

Acreditar em promessas e sorteios predeterminados

Não se deve acreditar em promessas verbais. Todas as informações deverão estar descritas no contrato, como valores, prazos, pagamento, contemplação, lance, entre outros. Quanto aos sorteios, não há como assegurar um prazo específico. Esse processo, além de contar com a sorte, depende do prazo máximo da existência do grupo.

Ultrapassar o orçamento

O consórcio é indicado para quem tem disciplina, uma vez que os planos são para médio e longo prazo. Por isso, os pagamentos devem estar em dia para que a contemplação não seja prejudicada. Desse modo, é importante que você encontre um plano onde o valor das parcelas não comprometa o seu orçamento.

Uma forma de prever as parcelas e estimar um orçamento para realizar o seu consórcio, é fazer uma simulação de compra. Converse com um vendedor e simule uma compra sem compromisso, assim, você poderá conhecer os planos disponíveis e escolher aquele que não sobrecarrega o seu orçamento! Além disso, ao conversar com um representante de vendas de consórcio, você pode tirar todas as suas dúvidas e ter todo o respaldo para fazer um bom negócio!


Notícias Relacionadas

Top